sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Fotografias

O que resta quando tudo acaba? Fotografias. E por isto são essenciais para mim.
Hoje em dia perco-me a vê-las: fotografias de quando tudo parecia simples, claro e limpo. A saudade reina nessas horas que passo perdida no passado, num passado que me parece tão distante...!
A verdade é que choro, e chorar faz-me bem. Talvez seja para isso que vejo fotografias, para chorar, pois isso acontece sempre. Aqueles rectângulos, coloridos ou não, aquelas imagens estáticas que depressa me recordam do que se passou antes e depois do clique da máquina, fazem-me sentir tanta coisa...! As fotografias imortalizam os sorrisos, por vezes verdadeiros outras apenas para disfarçar as lágrimas, as mãos dadas que não aparecem, o coração a bater forte, as promessas, o olhar, o que me ia no pensamento... São um refúgio para onde corro quando me sinto sozinha, são o que me prova que não estou maluca e que, apesar de já (quase) nada ser como era, não estive sozinha, fui amada e fui feliz. As fotografias falam por aqueles que já não o fazem e dizem-me: 'Sim, estive ao teu lado!', assegurando que foi real.
Não sei o que faria sem as minhas fotografias...


1 comentário:

silvino disse...

nao é novidade.. mas digo outra vez.. às vezes até me esqueço que és assim tão nova!

a vida vai ensinar-te (e vais perceber isso "na pele") q momentos de chegada e partida são uma constante, este foi apenas o primeiro ..ou dos primeiros :)